domingo, 8 de novembro de 2015

Quem são?



As briófitas, são divididas em três filos: Marchantiophyta (hepáticas), Anthocerotophyta (antóceros) e Bryophyta (musgos). As briófitas são criptógamas (sem flores), avasculares (sistema de condução ausente) e poiquilohídricas (não tem estrutura especializada na regulação e controle sobre a perda de água).


Figura 1: Cladograma que esquematiza a evolução das plantas, as briófitas se encontram mais basais no cladograma devido ao seu pioneirismo.

As Hepáticas: Podem ser talosas ou folhosas, e habitam ecossistemas terrestres, como solo, rochas, troncos de arvores ou ramos úmidos e sombreados. Esse grupo possui cerca de 5.200 espécies de plantas.
As folhosas, constituem num grupo bem diverso, incluindo mais de 4.000 espécies das 5.200. O gametófito pode ser encontrado de quatro formas diferentes, prostrado, ascendente, ereto ou pendente e os filídios são dispostos em duas fileiras de tamanho igual, e uma terceira fileira de filídios menores ao longo da superfície inferior do gametófito, alem disso os filídios podem ser muito lotado ou partidos. 
Já nas talosas o gametófito é aplanado, se assemelhando a uma fita, e não possuem filídios. 


Os Musgos: Esse é o grupo mais numeroso, contendo em torno de 12.800 espécies.  Dentro do filo das bryophytas existem 3 classes com características bem distintas; Sphagnidae, Andreaeidae e Bryidae. A classe Bryidae contém a maioria das espécies dos musgos, e comumente é chamada de "musgos verdadeiros".
As Bryophytas se difere dos outros dois filos por características do gametófito, que é composto por caulídio com filídios inteiros, dispostos espiraladamente. O esporófito dos musgos é composto por um pé, seta pigmentada e firme que eleva uma capsula (com opérculo e peristômio, que regulam a dispersão dos esporos), e caliptra que envolve apenas a extremidade do esporófito. 


Os Antóceros: Com mais de 300 espécies constitui no grupo com menos diversidade de briófitas. Esse grupo de plantas terrestres já foi no passado tratado como um grupo pertencente as hepáticas, devido a algumas semelhanças superficiais com as hepáticas talosas. Os gametófitos também são talosos e aplanados, porem o esporófito é composto apenas de um pé ancorado no tecido do gametófito, e uma capsula. Alem disso estudos recentes mostram que os antóceros compartilham de um ancestral mais recente, com plantas vasculares. Nesse filo, os cloroplasto possuem uma região diferenciada denominada pirenoide, que sintetizam amido assim como nas algas.

Figura 2: desenho esquemático de um antócero 






Carolina Costa


Referencias:

RAVEN H. P. et al. 2001. Biologia Vegetal, 8ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2014

VANDERPOORTEN A.; GOFFINET B. Introduction to Bryophytes. Cambridge University Press. 2009.








Nenhum comentário:

Postar um comentário